GESTÃO ESTRATÉGICA TRABALHISTA

O passivo trabalhista representa um impacto significativo no resultado das organizações considerando o ponto de vista econômico-financeiro e de imagem da empresa.

Nesse sentido a ação preventiva é o melhor caminho.

Considerando excessiva demanda de serviços e responsabilidades dos departamentos jurídicos e de RH, a ADUTRA, através da gestão estratégica trabalhista, atua no apoio aos referidos setores, mediante a emissão de pareceres, diagnostico de passivo potencial, análise de contratos e treinamentos.

O monitoramento de alterações legislativas e da jurisprudência é essencial para tomada de decisão estratégica nas organizações. Nesta área a empresa atua em Brasília/DF em parceria com a CBPI Produtividade Institucional.

Com base na larga experiência de mercado, em diversas empresas e segmentos, a ADUTRA também atua como suporte na avaliação do modelo de contratação de colaboradores e terceiros, bem como na avaliação do modelo de administração do passivo trabalhista (software, sistema de provisionamento, escritórios terceirizados).

No contencioso possui uma rede de parceiros selecionados com grande Experiência e referência de mercado.

Nossos serviços:

- Gestão Estratégica Trabalhista;

- Apoio áreas de RH e Jurídico;

- Consultoria preventiva: pareceres, análise de contratos e treinamento;

- Monitoramento de alterações legislativas e jurisprudencial;

- Avaliação do modelo de negócio - ponto de vista de relações do trabalho;

- Avaliação do modelo de administração de processos trabalhistas;

- Apoio/avaliação de escritórios terceirizados (quantificação, relatórios, sistemas).



CONSULTORIA EM TERCEIRIZAÇÃO

A terceirização é um meio eficaz de aumento da competitividade através da contratação de uma rede especializada de prestadores de serviço.

Porém, o limiar entre as vantagens da referida prática e seus riscos é bastante tênue.

Nesse sentido a ADUTRA possui experiência comprovada no diagnóstico, implantação e revisão de projetos de terceirização em empresas públicas e privadas de porte a nível nacional e internacional.

Através da análise de risco, do apontamento de medidas corretivas, da criação de políticas, manuais de convivência e treinamentos, a sua empresa poderá identificar oportunidades, minimizar riscos e utilizar a prática da terceirização de forma mais consciente e eficaz.

Nossos serviços:

- Implantação/revisão de projetos de terceirização;

- Diagnóstico da terceirização;

- Pareceres jurídicos sobre as contratadas;

- Política de terceirização e manuais de Contratadas e Gestores;

- Treinamento de gestores;

- Criação/avaliação de área de Gestão de Terceiros.



GESTÃO DE RISCO DA TERCEIRIZAÇÃO

O passivo trabalhista proveniente dos projetos de terceirização, representam hoje parcela significativa do volume de processos de uma empresa e, em muitos casos, é responsável pelo desembolso de valores oriundos de contratações de empresas prestadoras não estruturadas adequadamente.

Mas algumas questões não possuem resposta:
Quanto terceiros tenho alocados em meus projetos?
A empresa terceirizada está cumprindo as obrigações trabalhistas e previdenciárias?
Como está a saúde financeira da empresa prestadora de serviços?

A Gestão de Risco da terceirização é o modelo adequado para o monitoramento do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) por parte da empresa terceirizada.

Nesse sentido a ADUTRA tem atuação em dois níveis:

O primeiro envolve o processo consultivo de criação e implantação da área de Gestão de Risco da Terceirização. Auxiliamos a empresa na definição de escopo, processos, políticas e manuais, visando o monitoramento, por equipe própria, do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e de SST. Atuamos desde a definição de: mapa de risco de empresas; check-list de documentos; penalidades; e outros fatores necessários para implantação da cultura da prevenção de passivo oriundo de empresas terceirizadas.

O segundo é através da parceria, com a LEVEL GROUP, na operação de projetos de Gestão de Terceiros. Neste processo, com apoio de um software, as empresas prestadoras de serviços são monitoradas, pela equipe LEVEL, visando que a identificação prévia de passivo, a correção irregularidades, durante o contrato, reguardo da empresa tomadora de serviços, e a preservação dos direitos dos trabalhadores.



SOLUÇÃO DE GESTÃO DE TERCEIROS



RESULTADOS:

- Identificação prévia do inadimplemento de obrigações trabalhistas e previdenciárias;

- Regularização de pendências durante a vigência do contrato;

- Identificação prévia de empresas com saúde financeira debilitada;

- Prevenção e redução de risco de geração de passivo trabalhista de terceiros;

- Redução do risco de danos à imagem das empresas;

- Preservação dos direitos dos trabalhadores de empresas prestadoras de serviços.



TREINAMENTO DE EXECUTIVOS E GESTORES

A participação em eventos nacionais e internacionais ligados à temática da legislação trabalhista, terceirização e gestão de terceiros, é um dos focos da ADUTRA, porque acreditamos no desenvolvimento dos profissionais como uma das melhores formas de evoluirmos com empresários, gestores e profissionais.

Através de seu sócio a ADUTRA já participou como palestrante ou debatedor de eventos, congressos e workshops de diferentes portes como Audiência Pública sobre Terceirização (TST); CONGREGARH e COMRH (ABRH); Congresso Latino Americano de Gestão de Contratos (ANGC); Conferencia Internacional - Buenas Prácticas en la Gestión Logística y Cadena de Suministro (APPROLOG) dentre outros promovidos por entes públicos e privados.

O treinamento “in company” também é um dos expertises da ADUTRA, aliando conhecimento teórico, conhecimento prático da vivência de mercado e a realidade da empresa. Leia, na lista de nossos clientes, empresas nas quais já desenvolvemos programas de treinamento.

- Treinamento sobre terceirização;

- Treinamento sobre Gestão de Terceiros;

- Treinamentos sobre estruturação de áreas jurídicas e contratação de escritórios;

- Treinamento sobre temas relacionados a relações do trabalho e direitos trabalhistas.